Abrir um CNPJ para economizar no plano de saúde é uma prática comum, mas muitas famílias acabam enfrentando reajustes abusivos. Isso acontece porque as operadoras classificam esses contratos como planos coletivos, aplicando aumentos desproporcionais, fora das regras mais rígidas que regulam planos individuais. Essa prática é conhecida como falso coletivo.
Os reajustes abusivos podem ser identificados quando o aumento anual ou por faixa etária é muito alto, ultrapassa a inflação ou não vem acompanhado de justificativas claras. Mesmo em contratos coletivos, você pode questionar esses aumentos, já que a Justiça entende que, em grupos pequenos, as regras dos planos individuais devem prevalecer.
Se você percebeu que o valor do seu plano ficou insustentável, o primeiro passo é buscar um advogado especializado em direito da saúde. Ele irá analisar o contrato, solicitar explicações da operadora e, se necessário, entrar com uma ação judicial para:
- reduzir o valor da mensalidade
- Exigir o reembolso de valores pagos indevidamente
Você não precisa aceitar aumentos abusivos! Entre em contato agora mesmo e saiba como podemos te ajudar a proteger sua saúde financeira e garantir seus direitos!